Esgrima

A esgrima é uma modalidade de combate ancestral, caracterizada pelo duelo individual com arma (espada, sabre e florete) e baseada no ensino e aprendizagem de gestos técnicos que combinam, de forma singular, qualidades como a agilidade, velocidade, precisão, disciplina e velocidade de raciocínio.

A prática de Esgrima é aconselhada a todos, independentemente da idade, e em função das características e objetivos do respetivo escalão etário.

Na Escola de Desportos de Combate do EULisboa, pode praticar Esgrima nas classes dos 6 aos 12 anos ou para maiores de 12 anos de idade.

Para a experimentação da modalidade, a Escola de Desportos de Combate do EULisboa faculta aos seus utentes o equipamento necessário à prática, sendo apenas necessário calças de fato de treino, t-shirt e ténis exclusivos para a prática da modalidade.

Para a prática regular da modalidade é necessário o uso de ténis exclusivos para a prática da modalidade e os seguintes apetrechos: máscara, casaco (Gillet), calças, luva e proteção rígida de peito para o género feminino.

Florete - É a arma de Escola, a mais técnica e que exige uma maior precisão de toque, pois só são validos os toques no tronco, desde que executados com a ponta da arma. É uma arma de Estoque.

Espada - É a arma de Duelo. Os toques são válidos em todo o corpo, desde que feitos com a ponta da arma. É também uma arma de Estoque.

Sabre - É a arma de Cavalaria. A zona válida de toque compreende a cabeça, tronco e braços. Ao contrário da Espada e do Florete, os toques podem ser feitos com a ponta, gume e contra gume da arma. É uma arma de Arremesso.

- Trata-se de uma das modalidades mais antigas que há registo;

- O vestuário para a prática é de cor branca pois, na antiguidade, não existia um sistema eletrónico para acusar o toque e a solução era embeber a tira de tecido da ponta da arma em mercúrio, para marcar o adversário onde ele fosse atingido;

- A área de competição é estreita e comprida para simular os corredores dos castelos, onde a nobreza praticava esta modalidade;

 

- O Darth Vader utiliza um sabre de luz e não uma espada de luz, pois o sabre é a única arma de Esgrima onde se utiliza a lateral da lâmina para tocar no adversário e não a ponta (estocada).  

- É modalidade olímpica desde 1896.

 Nota: A arma utilizada nas aulas do EULisboa é o Florete.