O Jiu-Jitsu Brasileiro é mais conhecido pela sua forma abreviada BJJ (Brasilian Jiu-Jitsu).

O BJJ é uma adaptação do estilo original, um estilo de luta muito eficiente em situações reais de defesa pessoal. Foi no Brasil que foram desenvolvidas e aprimoradas as técnicas de chão e de submissão.

O BJJ já provou a sua grande eficiência em combates de “Vale Tudo” (Brasil) ou MMA (Global), sendo desta forma considerado imprescindível como estilo base para a competição em MMA (Mixed Martial Arts).

A palavra Jiu - Jitsu em Japonês tem o seguinte significado:

Jiu ou Ju = Suave;

Jitsu= Técnica ou arte.

Significado: Arte suave ou técnica suave.

O BJJ mantêm o seu espírito e a sua tradicional eficiência, embora adaptada às situações existentes atualmente. Trata-se um sistema bastante completo que permite que uma pessoa pequena e fraca possa derrotar e dominar um ou mais agressores maiores e mais fortes, usando um vasto leque de técnicas de imobilização, chaves articulares, projeções, luxações e estrangulamentos.

A sua prática é aconselhada a todos, independentemente da idade, e em função das características e objetivos do respetivo escalão etário.

 

Trata-se de um meio simbólico de representar o nível de conhecimento técnico, a aquisição e interpretação dos valores inerentes à prática desta disciplina.

O sistema de graduações conta com oito graus prévios ao grau de mestria (cinto negro) e precedido de outros quatro graus de mestria que variam de acordo com as respetivas ligas, associações, federações e confederações.

Para a experimentação da modalidade apenas é necessário calças de fato de treino, t-shirt ou sweatshirt e chinelos para deslocar entre o balneário e o tatami.

O Kimono é de algodão (100%) e com as lavagens encolhe (principalmente com a 1ª), pelo que é aconselhado a compra de um Kimono com um tamanho um pouco maior.

Pode encontrar à venda nas lojas de artes marciais / desporto e o preço varia consoante a qualidade e o tamanho.