Karaté / Karate Kids
Trata-se de uma disciplina de Budô (oriunda do Japão) que promove a melhoria da condição de vida dos seus praticantes (karatecas) através da Segurança, Bem-estar e Movimento.
O Karaté (Kara = vazio; Te = mão), arte marcial das mãos vazias, significa a ausência de armas ou de intenções violentas. Por vezes diz-se Karate-Do, ou a Via das Mãos Vazias
A sua aprendizagem assenta em quatro grandes linhas ou vectores: Kihon, ou treino das técnicas base, Kata, como dimensão formal dos exercícios base, Kumite, formas de combate com diversas variantes consoante o nível do karateca e Bunkai - aplicação das técnicas utilizadas nos Kata.
A sua prática é aconselhada a todos, independentemente da idade, e em função das características e objetivos do respetivo escalão etário.
No Karaté o nível de conhecimentos dos seus praticantes é simbolizado em função da cor de um cinto, que corresponde a uma determinada graduação. Existem vários níveis, devidamente organizados num sistema de graduações e que vão desde o 6º Kyu (Cinto branco) até ao 10º Dan (Cinto vermelho).
Para a experimentação da modalidade é necessário calças de fato de treino, t-shirt ou sweatshirt e chinelos para circular entre o balneário e o tatami.
Para a prática regular da modalidade é necessário o uso do Karaté Gui, habitualmente apelidado de Kimono e chinelos para circular entre o balneário e o tatami.
Nota: O Karaté Gui consiste num casaco, calças e cinto. Como é de algodão (100%) e com as lavagens encolhe (principalmente com a 1ª), aconselha-se a compra de um Karaté Gui com um tamanho um pouco maior. Pode encontrar à venda nas lojas de artes marciais/desporto e o preço varia consoante a qualidade e o tamanho.