Trata-se de uma disciplina de Budô (oriunda do Japão) que promove a melhoria da condição de vida dos seus praticantes (karatecas) através da Segurança, Bem-estar e Movimento.

O Karaté (Kara = vazio; Te = mão), arte marcial das mãos vazias, significa a ausência de armas ou de intenções violentas. Por vezes diz-se Karate-Do, ou a Via das Mãos Vazias 

A sua aprendizagem assenta em quatro grandes linhas ou vectores: Kihon, ou treino das técnicas base, Kata, como dimensão formal dos exercícios base, Kumite, formas de combate com diversas variantes consoante o nível do karateca e Bunkai - aplicação das técnicas utilizadas nos Kata.

No EUL temos aulas para adultos, aulas para crianças e aulas familiares: a partilha de atividades conjuntas entre membros da família é tão preciosa quanto escassa na sociedade atual, especialmente entre pais e filhos, mas também entre irmãos e mesmo entre avós e netos. Além disso, a experiência de muitas décadas de ensino dos treinadores que leccionam Karate Infantil no EUL, há muito que demonstrou que um desenvolvimento psico-físico coerente e bem sustentado das crianças, só é possível através de uma colaboração contínua entre pais e treinadores. Nessa medida, as aulas da parte da tarde de 3ª e 5ª feira podem ser realizadas por crianças desde que sejam familiares de algum adulto inscrito no mesmo horário. Ao contrário, as aulas de sábado de manhã, podem ser realizadas por adultos desde que sejam familiares de alguma criança inscrita nesse horário.

A sua prática é aconselhada a todos, independentemente da idade, e em função das características e objetivos do respetivo escalão etário.

Na Escola de Desportos de Combate do EULisboa, o Karate tem as seguintes classes:

  1. Karate Adultos (inscrições a partir dos 14 anos)
    • 3ª e 5ª feira, das 08h00 às 09h00;
  2. Karate Adultos / Familiar (inscrições de adultos / inscrições de adultos com familiares jovens)
    • 3ª e 5ª feira, das 18h30 às 19h30;
    • sábados, das 9h15 às 10h15;
  3. Karate Kids / Familiar (inscrições de crianças e jovens / inscrições de crianças e jovens com familiares adultos)
    • sábados, das 10h30 às 11h30 (dos 10 aos 14 anos);
    • sábados, das 11h45 às 12h45 (dos 6 aos 11 anos).

No Karaté o nível de conhecimentos dos seus praticantes é simbolizado em função da cor de um cinto, que corresponde a uma determinada graduação. Existem vários níveis, devidamente organizados num sistema de graduações e que vão desde o 6º Kyu (Cinto branco) até ao 10º Dan (Cinto vermelho).

Para a experimentação da modalidade é necessário calças de fato de treino, t-shirt ou sweatshirt e chinelos para circular entre o balneário e o tatami.

 

Para a prática regular da modalidade é necessário o uso do Karaté Gui, habitualmente apelidado de Kimono e chinelos para circular entre o balneário e o tatami.

 

Nota: O Karaté Gui consiste num casaco, calças e cinto. Como é de algodão (100%) e com as lavagens encolhe (principalmente com a 1ª), aconselha-se a compra de um Karaté Gui com um tamanho um pouco maior. Pode encontrar à venda nas lojas de artes marciais/desporto e o preço varia consoante a qualidade e o tamanho.