O Kendo (em japonês, 剣道, o Caminho da Espada) é uma arte marcial japonesa que tem origem nas técnicas de combate dos antigos guerreiros japoneses (Samurai). O Kendo é uma adaptação moderna das técnicas antigas de luta com a espada japonesa.
 

Por forma a assegurar que a prática da modalidade não acarreta riscos para os praticantes e que mantém a vertente marcial que deu origem ao Kendo, o praticante utiliza uma armadura especialmente desenvolvida para o efeito. Esta armadura, o kendogu ou bogu, é composto por várias peças que representam também, na sua maioria, os alvos válidos para os ataques. Para além da armadura, o uso de uma espada feita de bambú (shinai) permite também uma prática segura.
 

O Kendo coloca a ênfase no desenvolvimento pessoal do individuo e não na estrita preparação para o acto bélico e é caracterizado pelo respeito mutuo dos oponentes, por honrar o protocolo e cultura, e a importância que sugere em enriquecer a mente através da sua prática.

A sua prática é aconselhada a todos, independentemente da idade, e em função das características e objetivos do respetivo escalão etário.

Na Escola de Desportos de Combate do EULisboa, existem as seguintes classes:

Kendo
(a partir dos 14 anos)
 

Para a experimentação da modalidade é necessário o uso de calças de fato de treino, t-shirt ou sweatshirt e chinelos para circular entre o balneário e a sala de prática;

Para a prática regular da modalidade é necessário a aquisição de um Uwagi e Hakama de Kendo e chinelos para circular entre o balneário a sala de prática;

A aquisição do material adequado a esta disciplina deverá ser efectuada através de lojas especializadas e meios recomendados pelo instrutor para garantir a aquisição de material de qualidade e uma boa prática.

As graduações não são mais do que um meio simbólico de representar o nível de conhecimento técnico, a aquisição e interpretação dos valores e princípios inerentes à prática desta modalidade.

O sistema de graduações conta com seis graus prévios ao grau de mestria (cinto negro), designados por Kyus ou graus de aprendizagem.