Kickboxing

O Kickboxing trata-se de um desporto de combate que faz uso de técnicas de punhos e de pernas com propósitos defensivos ou ofensivos.

Constituindo-se como uma atividade física e desportiva bastante completa, quando praticado com regularidade, promove um aumento da coordenação, do equilíbrio, da capacidade cardio-respiratória, força, auto-controlo, auto-confiança e da concentração. Fatores determinantes para uma boa qualidade de vida.

A prática do Kickboxing é aconselhada a todos, independentemente da idade, em função das características e objetivos do respetivo escalão etário.

Na Escola de Desportos de Combate do EULisboa existem classes de Kickboxing a partir dos 15 anos de idade. 

São o meio utilizado para simbolizar o nível de conhecimentos dos praticantes.

A cada graduação corresponde um determinado programa técnico e um tempo mínimo. Para passar de nível, o atleta é sujeito a uma avaliação na qual deve demonstrar ser conhecedor dos conteúdos exigidos.

 

De cinto branco a cinto azul o praticante é avaliado por um técnico credenciado (treinador devidamente reconhecido pela Federação). Para cinto vermelho o exame de avaliação é efetuado pelo Conselho Regional de Graduações e para cinto castanho e negro o mesmo é efetuado pelo Conselho Nacional de Graduações.

 

Para a experimentação da modalidade são necessários calções, t-shirt e chinelos para circular entre o balneário e o tatami.

Para a prática regular da modalidade são necessários calções, t-shirt e chinelos para circular entre o balneário e o tatami bem como, equipamento técnico e de proteção (luvas, protetor bocal, coquilha e caneleiras + pé).

Atendendo que não existem muitos locais de venda de equipamento de Kickboxing, sugerimos aos alunos, que se aconselhem com o seu mestre.