KUNG FU é o termo utilizado no ocidente para designar as artes marciais chinesas, nomeadamente os estilos duros ou artes externas, trabalhando diferentes posturas com técnicas de mãos e pernas em movimentos vigorosos, aplicando a força de forma focada e precisa. No entanto, o termo Kung Fu significa a qualidade alcançada através do trabalho continuado, conceito que é essencial em todas as artes marciais chinesas..

Como arte tradicional, é transmitida directamente de mestre para discípulo, comportando-se como um sistema vivo, que incorpora o percurso dos diferentes mestres, desdobrando-se em diversos estilos e linhagens.

O Kung Fu desenvolvido na Escola de Desportos de Combate do EULisboa tem como bases o estilo Shaolin do norte, segundo os ensinamentos do Mestre Wu Xuan, com o sistema da escola Folha de Bambu. Aqui, desenvolvem-se técnicas e rotinas de punhos longos juntamente com estilos de imitação, como serpente, louva-a-deus, águia e tigre. Este estilos resultam de um entendimento sobre o movimento dos diferentes animais em situação de luta, procurando reconhecer a sua essência e eficácia e adaptando-os à constituição humana, concebendo técnicas distintas de combate, com posturas e movimentos específicos de cada animal.

O Kung Fu compreende ainda o trabalho de técnicas de armas, onde os sabres, bastões, leques, espadas, entre muitas outras, são desenvolvidas potenciando as características de cada arma, e os movimentos são trabalhados até que o corpo as entenda como parte integrante.

Esta prática, além de desenvolver características físicas de cada praticante como força, flexibilidade ou resistência, também permite ganhar maior consciência do corpo e do seu movimento, coordenação e concentração.
É, por tudo isto, uma excelente atividade para todas as idades.

*** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

O KUNG FU KIDS praticado na Escola de Desportos de Combate do EULisboa respeita o sistema de Kung Fu criado pela Folha de Bambu, para os alunos mais jovens, dos 6 aos 12 anos. Procurou-se criar um sistema que permita o trabalho do Kung Fu segundo o desenvolvimento físico-motor e a maturidade psíquica dos alunos nesta faixa etária.

Este sistema é composto por cinco ciclos, que os alunos são convidados e incentivados a percorrer, estabelecendo objectivos e metas, que permitirão uma maior visibilidade do seu próprio desenvolvimento. É importante para nós que os alunos se sintam integrados e confiantes neste seu percurso. Os cinco ciclos estão ligados aos 5 elementos: terra, metal, água, madeira e fogo, nos quais terão trabalho específico de enraizamento, força, fluidez, persistência e energia.

O KUNG FU KIDS foi desenvolvido com intenção de preparar os mais pequenos para os desafios da vida e dotando-os de maior capacidade física e técnica para uma evolução  mais aprofundada em idades posteriores.

A prática de Kung Fu promove benefícios, que serão de extrema utilidade nesta faixa etária:

• Desenvolve a coordenação motora;
  • Aperfeiçoa a concentração e o foco;
  • Promove a agilidade, a flexibilidade e o equilíbrio;
  • Desenvolve o conhecimento, a consciência e o controlo do próprio corpo;
  • Reforça o auto-conhecimento, a auto-confiança e auto-disciplina;
  • Promove o respeito por si e pelos outros.

A sua prática é aconselhada a todos, independentemente da idade, e em função das características e objetivos do respetivo escalão etário.