A Medicina Preventiva é uma especialidade médica que aposta na prevenção das doenças e na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas que recorrem com alguma regularidade ao médico, ainda que se sintam saudáveis.

Dra. Anabela Rodrigues

Centro Médico - Campus da Cidade Universitária 

Médico Dias Horas
Dra. Anabela Rodrigues Diariamente 09h00-17h00

Qual a importância da Consulta de Medicina Preventiva?

  • A Consulta de Medicina Preventiva pretende informar, entre outros, sobre a importância de uma correta alimentação, da higiene pessoal, da prática de exercício físico, da prevenção de comportamentos de risco, etc.
  • Tem também como área importante de intervenção a realização de rastreios com alguma regularidade e exames de rotina, tendo em vista a deteção precoce e prevenção de doenças ou lesões, de modo a levar os indivíduos a viver mais saudáveis.
  • O médico nas consultas de rotina pode detetar alguns sinais suspeitos ou sintomas característicos de uma doença e a sua identificação no seu estado inicial, pode permitir um tratamento mais eficaz.
  • Se consideramos que os estilos de vida modernos acarretam um vasto conjunto de problemas para a saúde das pessoas, como é exemplo o trabalho excessivo, o stress, o sedentarismo, uma incorrecta alimentação, ou seja, um conjunto de fatores que resultam, muitas vezes, em doenças, facilmente antevemos a importância da consulta de medicina preventiva.
  • Neste sentido, as vantagens da prática da medicina preventiva são óbvias, uma vez que permitem melhorar as condições de saúde das pessoas, diminuir os custos com medicamentos e tratamentos, aumentar a produtividade, reduzir o absentismo, entre outras.