O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa enquadrada nos estilos suaves ou artes internas. Os seus movimentos são desenvolvidos a um ritmo lento que a marca e distingue das restantes artes marciais. 

Além da cadência, esta disciplina é caracterizada pelos movimentos circulares que em continuidade promovem a circulação do Chi ou energia, permitindo que todo o corpo se mobilize e projecte com maior força no membro em ataque ou defesa.

A prática do Tai Chi Chuan promove uma postura tranquila, onde o corpo e mente relaxados se encontram com maior capacidade de responder a solicitações exteriores, usando técnicas para dissipar ou redireccionar a força do adversário. 

O Tai Chi Chuan compreende ainda o trabalho de técnicas de armas, com sabres, bastões, leques, espadas, entre muitas outras. As técnicas são desenvolvidas potenciando as características de cada arma, e utilizando os mesmo conceitos de fluição nos movimentos do corpo e da arma, que são desenvolvidos até que ambos funcionem como um só.

O Tai Chi desenvolvido na Escola de Desportos de Combate do EULisboa é segundo os ensinamentos do Mestre Wu Xuan, com o sistema da escola Folha de Bambu.