CUIDADOS NO PRÉ E PÓS-PARTO

A gravidez e o parto têm um enorme impacto no corpo da mulher. É um período das suas vidas com uma enorme beleza no qual ocorre um vasto processo de transformações físicas e emocionais. No entanto todas estas alterações podem ter um efeito devastador nas suas vidas quando não existe uma rede de suporte, apoio e ajuda para ultrapassar estas mudanças.

A fisioterapia, como especialização na saúde da mulher em geral, tem um papel preponderante tanto na preparação para o nascimento como na sua recuperação global posteriormente. Nesta área, um fisioterapeuta dedica-se sobretudo a ajudar as mulheres a preparar o seu corpo e recuperar a boa forma e o seu bem-estar após o parto. Tem ainda uma abordagem sobre vários aspetos relacionados com o tratamento de cicatrizes dolorosas (cesariana ou episiotomia) dores pélvicas, algias vertebrais, incontinência urinária ou anal, disfunções sexuais ou outras alterações que tanto interferem na qualidade de vida e no seu bem-estar.

A realidade dos cuidados de saúde hoje em dia nem sempre engloba o acesso à fisioterapia durante a gravidez e, principalmente, no período após o parto. Aliás, a maioria dos prestadores de cuidados de saúde e as próprias mulheres têm um desconhecimento grande acerca do que pode ser feito em seu benefício.