Academia Portuguesa da História premeia obra coordenada por professora da Faculdade de Letras da ULisboa

Academia Portuguesa da História premeia obra coordenada por professora da Faculdade de Letras da ULisboa

A obra Georg e Vera Leisner e o estudo do Megalitismo no Ocidente da Península Ibérica. Contributos para a história da investigação arqueológica luso-alemã através do Arquivo Leisner (1909-1972), coordenada pela investigadora e Professora Auxiliar da Faculdade de Letras Ana Catarina Sousa, acaba de ser distinguida pela Academia Portuguesa da História.

Ana Catarina Sousa explica que “a história deste livro começou no longínquo ano de 1929, quando Georg e Vera Leisner iniciaram as suas pesquisas na Península Ibérica para estudar sepulcros megalíticos. Em tempos de guerra e pós-guerra, o casal Leisner fez de Portugal a sua casa e o seu tema privilegiado de investigação”. Actualmente, a biblioteca e arquivo pessoal dos dois arqueólogos estão depositados no Palácio da Ajuda, à guarda da Direcção Geral do Património Cultural.

“A atribuição deste prémio é o justo reconhecimento do percurso ímpar de Georg e Vera Leisner na arqueologia europeia e também da relevância dos arquivos científicos e pessoais para a pesquisa científica”, refere ainda a Ana Catarina Sousa.

Leia a notícia na íntegra.

 

Share