Faculdade de Letras distinguiu Embaixador João Vale de Almeida com Prémio Alumni 2022

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa distinguiu, a 19 de Outubro, o Embaixador João Vale de Almeida com o Prémio Alumni 2022, galardão que reconhece a carreira de um diplomado pela Faculdade.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras, João Vale de Almeida é Embaixador da União Europeia no Reino Unido desde Fevereiro de 2020. Em Maio de 2022 foi eleito pelo corpo diplomático britânico como “Diplomata do Ano 2022 da Europa”, em reconhecimento pelo papel desempenhado nas relações pós-Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido.

O Embaixador foi porta-voz e Diretor-Geral na Comissão Europeia, antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como Presidente da Comissão Europeia (2004-2009).

Na sessão de entrega do Prémio, que decorreu na Sala D. Pedro V, o Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen, destacou que “o Prémio Alumni é entregue consecutivamente há quatro anos, e nós dizemos sempre que o ponto do Prémio Alumni é distinguir pessoas que andaram na Faculdade de Letras e cuja vida foi feita apesar da Faculdade de Letras. E essa espécie de independência enche-nos de alegria”.

Na cerimónia, antes da entrega do Prémio, o Doutor João Paulo Velez, jornalista e alumnus da Licenciatura em História da Faculdade de Letras, dedicou algumas palavras ao homenageado, lembrando o trajeto conjunto na escola e na Academia, e evocando os Professores da Faculdade de Letras Joel Serrão, Leonor Buescu e Cláudio Torres, entre outros. “O Embaixador João Vale de Almeida é o português mais antigo e mais bem colocado dentro da estrutura da Comissão Europeia. Viveu todos os grandes momentos do processo de integração europeia da nossa democracia”, lembrou. “Conheceu todos os principais líderes europeus e mundiais em funções no início do século. (…) A sua experiência e conhecimento acabam de ser reconhecidas pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e Cambridge, no Reino Unido, que o convidaram para lecionar Relações Internacionais e Assuntos Europeus já a partir da próxima Primavera. Sei o quão útil foi a sua formação em História”, acentuou João Paulo Velez.