ist

Investigadores do Técnico produzem viseiras de proteção contra a Covid-19

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico, liderada por Paulo Peças e Marco Leite do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), desenvolveram um protótipo de viseiras de proteção para os profissionais que estão na linha da frente na luta contra a Covid-19.

Depois de conseguida a validação do protótipo, a equipa já arrancou com a impressão das mesmas e lança agora o desafio a quem detenha impressoras 3D para se juntar a este projeto, que coloca a tecnologia ao serviço da medicina, no momento em que esta mais precisa.

O modelo produzido pelo Técnico tem uma especificidade importante num momento de crise e de escassez de materiais, como o que se está a viver. “A nossa viseira permite facilmente a colocação/ substituição do acetato comum que serve como barreira de proteção, para que assim se possa facilmente permutar no hospital quando necessário, apenas recorrendo a um novo acetato perfurado com um furador comum. É facilmente reutilizável e é isso que a distingue”, realça o professor Paulo Peças.

A equipa já conseguiu entregar um lote de viseiras ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, bem como ao Hospital de Santa Maria. “Estas entregas vão sendo feitas mediantes as solicitações que nos chegarem. Gostava que conseguíssemos entregar cada vez mais”, declara o Professor Paulo Peças. Para que tal aconteça basta que quem tenha impressoras 3D se disponibilize a colaborar com este movimento solidário.

Pede-se à comunidade existente nas proximidades do Instituto Superior Técnico que tenha acesso a Impressoras 3D FDM a colaboração no sentido de aumentar a produção diária. A equipa aceita também doações de folhas de acetato.

Recomendações de Fabrico – FDM:
Download do STL
Procedimento para a montagem de viseiras
Procedimento para o corte de acetatos
Pino STL
Material: PLA ou PetG
Espessura de camada 0.2
Enchimento de 20%
Número de contornos: 2
Número de camadas de topo e base:2
Não requer suporte
Não colocar BRIM
Tempo de impressão ronda as 3h.

Estes parâmetros terão de ser adaptados mediante a impressora disponível.

Instruções para entrega:
A entrega em lotes de 10 unidades deverá ser feita nas instalações do Instituto Superior Técnico, Pavilhão Central, sala C01, todos os dias de semana, 11h-12h e 16h30-17h30.

Contactos:
Paulo Peças