Helena Carvalhão Buescu

Professora Helena Buescu distinguida com grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Bucareste

Helena Carvalhão Buescu, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nas áreas de Literatura Comparada e Literatura Portuguesa, receberá a distinção atribuída pela Universidade de Bucareste, no dia 18 de outubro de 2022.

Professora Catedrática e ensaísta, as suas áreas de interesse e de investigação centram-se nos séculos XIX e XX, bem como em questões teóricas da literatura comparada e da literatura-mundo. É fundadora do Centro de Estudos Comparatistas, onde coordenou o Projecto Literatura-Mundo Comparada. Pertence, ainda, ao Conselho do Institute of World Literature.

A Professora Helena Carvalhão Buescu recebeu, em 2022, o Prémio Vergílio Ferreira, galardão que premeia “o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio” e em 2020 venceu o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com a obra O Poeta na Cidade - A Literatura Portuguesa na História. Tendo, anteriormente, sido distinguida com o Grande Prémio de Ensaio da APE – intitulado APE/Portugal Telecom – com a obra «A Lua, a Literatura e o Mundo», em 1995, e com o Prémio Jacinto do Prado Coelho, com a obra «Chiaroscuro. Modernidade e Literatura», em 2001.

Publicou anteriormente um livro de poesia «De Onde Nascem os Rios» (1998) e algumas das suas publicações incluem: «Incidências do Olhar» (1990); «Dicionário do Romantismo Literário Português» (coord., 1997); «Em Busca do Autor Perdido» (1998); «O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente» (2005), «Cristalizações. Fronteiras da Modernidade» (2005) e «Cesário Verde - Visões de artista» (organização em coautoria, Campo das Letras, 2007).