A Universidade de Lisboa entre as 200 melhores do mundo

A Universidade de Lisboa está entre as 200 melhores do mundo no SCImago Institutions Rankings (SIR) das universidades.

Nesta edição o ranking avaliou 8.433 instituições, das quais 4.533 universidades, sendo a ULisboa uma vez mais a melhor classificada a nível nacional, na posição 169.

SCImago Institutions Rankings (SIR) diferencia-se por avaliar não apenas universidades, mas também outras instituições de investigação, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais.

Este ano, o ranking alterou a metodologia e modificou as edições anteriores para permitir a comparação e análise da evolução da instituição ao longo do tempo.

A ULisboa lidera a nível nacional 11 áreas e 26 subáreas, posicionando-se em segundo lugar em 5 áreas e 16 subáreas. O ranking destacou a ULisboa entre as melhores Universidades do mundo em Engenharia Oceânica (10), Arquitetura (12), e em Geografia, Planeamento e Desenvolvimento (21). Foram também incluídas no TOP 100 a Engenharia Civil e Estrutural (54), a Edificação e Construção (58), a Silvicultura (62), a História (89), as Ciências Sociais (92) e as Ciências Aquáticas (94).

O SIR é publicado anualmente desde 2009, combinando três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho em investigação (50%), inovação (30%) e impacto social (20%).