Universidade de Lisboa recebe quatro prémios da APOM

Jardins Botânicos da ULisboa e Museóloga do MUHNAC-ULisboa, Sofia Marçal, são premiados pela Associação Portuguesa de Museologia.

O Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical e o Jardim Botânico da Ajuda, três jardins da ULisboa, foram distinguidos, na categoria Menção Especial, na edição de 2023 dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Na cerimónia que se realizou no passado dia 26 de maio, no Museu do Ar, em Sintra, foi também distinguido o trabalho da Museóloga do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa, Sofia Marçal, com o prémio de Mérito Profissional na Área de Museologia.

Pela primeira vez desde o início dos prémios da Associação APOM, as coleções vivas mereceram especial destaque e foram premiadas as instituições que preservam a vida e a natureza. A Universidade de Lisboa possui três Jardins Botânicos, situação única a nível mundial: o Jardim Botânico da Ajuda, criado no séc. XVIII e o primeiro jardim botânico em Portugal; o Jardim Botânico de Lisboa, criado no séc. XIX; e o Jardim Botânico Tropical, criado no início do séc. XX.

Os Jardins Botânicos, com as suas coleções vivas, servem vários ramos da investigação botânica, são importantes instrumentos de divulgação científica permitindo demonstrar junto do público e das escolas a grande diversidade de formas vegetais e múltiplos processos ecológicos, ao mesmo tempo que representam um meio importante e efetivo na conservação ex-situ de plantas ameaçadas de extinção.

Os Prémios APOM, dinamizados pela Associação Portuguesa de Museologia, realizam-se anualmente e têm como objetivo premiar o que de melhor se faz nas instituições museológicas e outras entidades de todo o país. Pretendem, também, distinguir os profissionais incentivando e premiando a criatividade.

Fonte: MUHNAC