Programa de Redução de Stresse com base em Mindfulness - 8 semanas

O programa MBSR (Mindful-based Stress Reduction Program) foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e seus colaboradores no Center for Mindfulness (CFM) da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Trata-se de uma intervenção em grupo para populações com uma ampla gama de transtornos relacionados com o stresse, sendo um programa psicoeducativo experiencial baseado no desenvolvimento de técnicas de mindfulness (atenção plena) e abordagens psicoeducativas na área de gestão de stress, regulação emocional e mental.

Mindfulness, ou atenção plena, significa manter consciência, momento a momento, dos nossos pensamentos, emoções, sensações corporais e ambiente circundante, possibilitando uma atenção deliberada ao que fazemos, como fazemos, sem julgar ou tentar alterar a experiência.

Com consciência do momento presente e eventual perceção de reações automáticas enraizadas, em momentos de stresse e dificuldade serão mais facilmente identificadas possibilidades diferentes de resposta.
Inúmeros estudos científicos demonstram a eficácia da prática de Mindfulness, relacionando esta prática com a diminuição de sintomas relacionados com stresse e ansiedade e aumento da capacidade de foco e resiliência.

Durante oito sessões semanais os participantes têm acesso a períodos práticos de experimentação da atenção plena/mindfulness e períodos de reflexão e de investigação sobre a natureza da atenção plena e integração na vida quotidiana.

Será fornecido um manual com informações organizadas por sessão e serão usados alguns modelos simples desenvolvidos ao longo do curso, para dar aos participantes alguma compreensão teórica dos conceitos desenvolvidos experiencialmente.

Cada sessão incluirá exercícios interativos, para que os participantes compartilhem as suas experiências ao longo do curso, construindo um senso de segurança e comunidade.

Além do trabalho desenvolvido durante as sessões os participantes serão convidados a praticar diariamente exercícios de mindfulness/atenção plena, seguindo práticas guiadas (mp3), fazendo mapeamentos de sensações e emoções.

De momento não existem cursos agendados.

Estudantes ULisboa – 90€

Público em geral – 150€

O curso será orientado por Ana Pinto Basto, Professora de Mindfulness em processo de qualificação no Instituto de Formação Profissional de Mindfulness, Centro de Mindfulness da Universidade da California, San Diego.

Ana é licenciada em Direito com experiência profissional em Gestão Cultural e Comunicação. Praticante de yoga e meditação desde 2010, é professora certificada de yoga desde 2012.

De momento não existem cursos agendados.

Para mais informações contatar através de:

Telefone - +351 210 493 472/473

E-Mail  - cm.cidadeuniversitaria@estadio.ulisboa.pt