Fisioterapia no pós-parto

A gravidez e o parto têm um enorme impacto no corpo da mulher. É um período das suas vidas com uma enorme beleza no qual ocorre um vasto processo de transformações físicas e emocionais. No entanto todas estas alterações podem ter um efeito devastador nas suas vidas quando não existe uma rede de suporte, apoio e ajuda para ultrapassar estas mudanças.

A Fisioterapia, como especialização na saúde da mulher em geral, tem um papel preponderante tanto na preparação para o nascimento como na sua recuperação global posteriormente. Nesta área, um fisioterapeuta dedica-se sobretudo a ajudar as mulheres a preparar o seu corpo e recuperar a boa forma e o seu bem-estar após o parto. Tem ainda uma abordagem sobre vários aspetos relacionados com o tratamento de cicatrizes dolorosas (cesariana ou episiotomia) dores pélvicas, algias vertebrais, incontinência urinária ou anal, disfunções sexuais ou outras alterações que tanto interferem na qualidade de vida e no seu bem-estar.

A realidade dos cuidados de saúde hoje em dia nem sempre engloba o acesso à Fisioterapia durante a gravidez e, principalmente, no período após o parto. Aliás, a maioria dos prestadores de cuidados de saúde e as próprias mulheres têm um desconhecimento grande acerca do que pode ser feito em seu benefício.

A Fisioterapia Pós-parto tem como principal objetivo auxiliar o corpo da mulher a adaptar-se à perda repentina de peso, à alteração do centro de gravidade e aos ajustes posturais associados. O exercício físico específico e monitorizado no período pós-parto, é a chave para o retorno rápido e máximo da função muscular para a restauração da saúde da mãe.
É recomendável que, antes de iniciar qualquer programa de recuperação física no pós-parto, realize uma consulta de revisão pós-parto com o seu médico assistente, confirmando que não existe nenhuma contra-indicação à realização deste tipo de sessões. Na primeira sessão, o Fisioterapeuta irá realizar uma avaliação completa da função do seu corpo para que de forma segura e eficaz, recupere a sua saúde, forma e bem-estar.
Os sintomas e problemas mais trabalhados nas sessões de Fisioterapia Pós-parto são a disfunção do soalho pélvico, as más posturas, a mutilidade gastrointestinal reduzida, o desconforto nas costas e pescoço, a pouca força abdominal e a fadiga geral.

Sessões Fisioterapia Pós-parto

Na Fisioterapia Oeiras as sessões de Fisioterapia Pós-parto podem ser iniciadas 4 a 6 semanas após um parto natural ou 6 a 8 semanas após uma cesariana, sendo que cada sessão é individual (1 Fisioterapeuta - 1 paciente) e pode sempre que desejar, trazer o seu bebé ás nossas instalações ou para maior comodidade, a sessão pode ser feita ao domicílio.
A primeira sessão inclui sempre uma componente de avaliação inicial e a explicação do plano de intervenção e de todos os seus componentes e objetivos. Cada sessão é individualizada e adaptada diariamente ao estado físico e psicológico da mamã.

Benefícios da Fisioterapia Pós-parto

Os benefícios da Fisioterapia Pós-parto são por muitas vezes desconhecidos, apesar de muito importantes, tais como:

• Restauração da força muscular e da resistência;
• Tonificação dos músculos que, durante a gravidez, foram distendidos;
• Aceleração da recuperação pélvica (previne incontinência urinária entre outras disfunções);
• Melhoria da auto-confiança, auto-imagem e humor;
• Promoção da perda de peso e fortalecimento do sistema cardiovascular;
• Prevenção ou recuperação de depressão pós-parto;
• Promoção de calma e tranquilidade com esclarecimento de dúvidas.
• Contacte a MoveOn Fisio e veja o que a fisioterapia pós-parto pode fazer por si!