Responsabilidade ambiental e sustentabilidade
A ULisboa aprovou em 2016 o projeto de rearborização dos espaços verdes do EULisboa, proposto pela área de sustentabilidade do departamento de património e compras, o qual começou a ser implementado em janeiro de 2017.
Foi realizada uma avaliação do estado da mancha existente, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa (CML), da qual resultou o abate de 61 árvores que se encontravam mortas ou em perigo de queda, bem como a plantação de 2783 novos exemplares de árvores, arbustos e herbáceas, mantendo e dando continuidade ao projeto original de arborização do EULisboa concebido por António Viana Barreto no final dos anos 50, com a escolha de espécies autóctones de modo a assegurar as suas adaptabilidade e sustentabilidade.
As várias fases de intervenção (remoção e plantação) foram concluídas durante o primeiro semestre de 2017, sendo de sublinhar a plantação junto à Azinhaga das Galhardas de 22 freixos e 35 lodãos-bastardos, bem como a plantação de 11 casuarinas e 11 árvores-do-paraíso junto ao muro da Av. Prof. Egas Moniz. É de destacar ainda que foram criados novos espaços verdes junto ao Complexo de Piscinas, com a plantação de 16 abrunheiros-de-jardim, uma zona de árvores de frutos secos – com aveleiras, amendoeiras, castanheiros e nogueiras-, e ainda um pomar com exemplares de zambujeiro, figueira, macieira, pereira, cerejeira-doce e ameixeira.
Através deste projeto foi instalado um novo sistema de rega nas zonas plantadas que reaproveitará as águas das chuvas, os furos de captação de água já existentes e ainda a água renovada diariamente nos planos de água do Complexo de Piscinas.
Para 2018 está prevista a implementação de um sistema de compostagem, através do aproveitamento dos resíduos verdes, bem como a criação de zonas que permitam o usufruto dos espaços arborizados do Estádio por parte dos utentes, bem como da população circundante.
Está igualmente previsto na proposta de plano de atividades e orçamento para 2018 a aquisição e instalação de iluminação LED em várias instalações e zonas exteriores do EULisboa.