Saúde e Bem-estar

No âmbito da promoção da responsabilidade social e das atividades de desporto, saúde e bem-estar na Universidade de Lisboa, a ULisboa disponibiliza, nas instalações do Estádio Universitário, para além de espaços para a prática da atividade física, serviços de saúde para a comunidade académica, asseguradas pelo Núcleo de Saúde e Bem-estar e por entidades parceiras.

Dispõe de um conjunto de valências de natureza médica e de apoio psicológico para toda a comunidade académica, incluindo o apoio às consultas de Medicina no Trabalho para os Serviços Centrais da Universidade, e para as Escolas que não disponham dos seus próprios serviços.

CONTACTOS
Tel.: +351 217 817 445/46 
Email:  geral@estadio.ulisboa.pt

 

A Medicina no Trabalho define-se como o conjunto de atividades de segurança e saúde no trabalho que têm por finalidade não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho como fomentar e manter o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores, prevenir os danos na sua saúde emergentes das condições de trabalho, protegê-los contra os riscos para a segurança e saúde e promover postos de trabalho compatíveis com as suas aptidões psicológicas e fisiológicas.

O Centro Médico da Universidade de Lisboa, no âmbito da Medicina no Trabalho da ULisboa, disponibiliza diariamente nas suas duas unidades, a partir das 9h, análises clínicas e electrocardiograma, bem como consultas de Medicina no Trabalho, entre as 9h e as 18h. 

Centro Médico – Campus da Cidade Universitária
Avenida Professor Egas Moniz
1600-190 Lisboa

Centro Médico – Campus da Ajuda
Avenida da Universidade Técnica
Pólo Universitário do Alto da Ajuda
1349-055 Lisboa

Em Portugal o excesso de peso corporal atinge mais de 40% dos trabalhadores e 60% consomem frutas e verduras de maneira insuficiente. Boa parte dos trabalhadores não pratica atividade física de forma suficiente ou regular.

O Projeto Inspire. Expire. Viva Mais Saudável nasce da necessidade de informar, consciencializar e incentivar os colaboradores da Universidade de Lisboa (ULisboa) a cuidar da sua saúde.
A Universidade de Lisboa, em colaboração com a suas Escolas organiza durante todo o ano diversas iniciativas dirigidas aos colaboradores da ULisboa no Estádio Universitário de Lisboa e no Centro Médico do Campus da Cidade Universitária.

Pretende-se alertar para os benefícios dos estilos de vida saudável, baseados na avaliação do estado de saúde, minimização dos fatores de risco de acidentes cardiovasculares, alimentação saudável e diminuição do sedentarismo.

Rede NEE-ULisboa

A Rede de Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa (Rede NEE-ULisboa) procura proporcionar condições para o sucesso escolar e a plena participação dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais na vida académica, social, desportiva e cultural da Universidade de Lisboa, promovendo uma cultura de envolvimento de toda a comunidade académica na implementação e difusão de boas práticas de inclusão, numa atitude de permanente inovação e abertura à interação colaborativa com a sociedade circundante.

Tendo em vista a persecução de uma educação plenamente inclusiva, a Rede NEE-ULisboa inclui representantes das 18 Escolas, Serviço de Ação Social (SASULisboa), Estádio Universitário de Lisboa (EULisboa) e estudantes, e tem como principais objetivos a Identificação, disseminação e implementação de boas práticas e a partilha de recursos para melhorar as condições de frequência e sucesso académico dos Estudantes-NEE.

redeSAÚDE

Inserida no contexto das Redes Temáticas Interdisciplinares da Universidade de Lisboa (ULisboa) e com o objetivo de definir a estratégia da Universidade para investigação na área das Ciências e Tecnologias da Saúde, a redeSAÚDE tem por objetivo promover o desenvolvimento de investigação de excelência tendo em vista os desafios colocados pelos programas nacionais e internacionais de apoio à investigação na área da saúde.

Colégio Mente e Cérebro

Colégio “Mente Cérebro” tem como objetivo incrementar a atividade científica transdisciplinar e promover a articulação entre mente cérebro e as suas implicações sociais.

EIT Health

A Universidade de Lisboa está envolvida no EIT Health Innostars. O nó de Lisboa é composto ainda pela Câmara Municipal de Lisboa, GLINTT, Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Centro Académico de Medicina de Lisboa) e Universidade de Évora.
Através da sua capacidade de ligação entre a área das Ciências da Saúde e as TIC, a Universidade de Lisboa pretende posicionar-se com foco nos domínios da saúde pública e medicina personalizada, cruzando atividades dos diversos centros de investigação e escolas da Universidade.

Lisbon Living +

O consórcio Lisbon Living + (LL+) foi formado, em Outubro de 2013, para desenvolver atividades inovadoras no âmbito social e económico, baseadas na transferência e valorização do conhecimento, como contributo significativo para a promoção da vida saudável e do envelhecimento ativo.