20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade.

A 20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade celebra-se de 16 a 22 de setembro A 20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade celebra-se de 16 a 22 de setembro.

Reconhecendo, o impacto do Pandemia na alteração dos hábitos quotidianos de todos nós, esta semana pretende alertar para a importância das nossas escolhas nas deslocações diárias, seja para o trabalho, para a escola ou em lazer, para o bem-estar e proteção do meio ambiente.

Escolher a bicicleta, ou outros modos suaves de mobilidade, é o caminho para a criação de cidades mais sustentáveis e para uma sociedade mais saudável, segura e resiliente, contribuindo para alcançar a neutralidade carbónica.

Integrada nesta “Semana Europeia da Mobilidade” decorre, no dia 22 de setembro, a iniciativa “Dia Europeu sem Carros”. A Universidade de Lisboa incentiva toda a sua comunidade a utilizar a bicicleta nas suas deslocações diárias de e para a universidade, em especial neste dia mas, também, ao longo de todo o ano. Nesse sentido, tomou a iniciativa, em 2014, de apresentar o Projeto “ULisboa em Bicicleta”, através do Orçamento Participativo, da Câmara Municipal de Lisboa, . Este projeto que permitiu construir mais de 25 quilómetros de rede clicável, ligando os diferentes campis da ULisboa.

Esta rede ciclável rede permite a deslocação do Campus da Cidade Universitária (Caleidoscópio, Estádio Universitário de Lisboa, Reitora, Centro de TTC@ULisboa, Cantina Velha, Faculdades de Ciências, Direito, Farmácia, Letras, Psicologia e Medicina, e Institutos de Educação e de Geografia e Ordenamento do Território) ao Campus da Alameda, (Instituto Superior Técnico), passando pela Fundação Calouste Gulbenkian e Avenidas Novas seguindo até ao Saldanha, Praça Marquês de Pombal,. Aqui é possível escolher continuar para o Campus do Quelhas, ( Instituto Superior de Economia e Gestão) próximo da Assembleia da República, ou seguir para o Campus do Chiado(Faculdade de Belas-Artes), passando pela Avenida da Liberdade, em plena zona histórica da cidade. daqui, seguir em direção ao rio e subir para chegar ao Campus da Ajuda (Pavilhão Desportivo do Estádio Universitário, Tapada da Ajuda, as Faculdades de Arquitetura e Medicina Veterinária, Institutos Superior de Agronomia e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

Esta rede clicável é complementada por um conjunto de infraestruturas, incluindo os parqueamentos junto à entrada de cada edifício da ULisboa, que totalizam 570 lugares, e os vários terminais de bicicletas GIRA junto às nossas Escolas contribuindo assim para uma melhor mobilidade e sustentabilidade dentro do campus

Para proteger e valorizar o património natural, histórico e cientifico a ULisboa tem vindo a melhorar os vários espaços verdes na cidade de Lisboa, nomeadamente o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical, o Jardim Botânico da Ajuda e a Tapada da Ajuda.