Bolsas de Doutoramento PRISC ULisboa

A Universidade de Lisboa abre concurso para as primeiras dez bolsas de doutoramento Portugal-Brasil, a celebrar contrato ainda em 2023, até 16 de junho de 2023, ao abrigo do protocolo de parceria existente entre a Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A infraestrutura PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections), que integra a Universidade de Lisboa, celebrou com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) um Protocolo de Colaboração que assegura um conjunto de 50 bolsas de doutoramento até 2027, em múltiplas áreas estratégicas associadas a museus e coleções.

Os trabalhos de investigação subjacentes às bolsas serão desenvolvidos, em parte, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em setembro de 2018.

A abertura do concurso para as primeiras dez bolsas, a celebrar contrato ainda em 2023, encontra-se aberto até 16 de junho de 2023.

As áreas científicas deste primeiro concurso são:

• Museologia, nomeadamente nos domínios de cruzamento da arte e ciência, em particular o desenvolvimento de formas inovadoras de exposição, educação e comunicação de ciência (até duas bolsas).
  • Geodiversidade, paleodiversidade e biodiversidade, nomeadamente no que se refere à história da Terra e a sua biodiversidade do passado e presente, com foco na valorização das coleções e dados científicos associados (até quatro bolsas).
  • Estudos de Coleções Científicas sob múltiplas perspetivas (perspetivas históricas, taxonómicas, antropológicas, arqueológicas, sociológicas, de divulgação, de conservação, etc.) (até quatro bolsas).

O consórcio PRISC é constituído pela Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Coimbra, através das suas principais instituições museológicas: o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Em conjunto, reúnem mais de 6 milhões de objetos nas suas coleções. O PRISC promove a utilização de todas as coleções científicas portuguesas para fins de educação, investigação e cultura numa base de acesso aberto e universal.

O PRISC associa-se assim à Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao seu Museu Nacional, na certeza de que os estudos resultantes destes doutoramentos contribuirão para a renovação do Museu Nacional, suas coleções e seu programa museológico, bem como o nosso conhecimento sobre os museus e coleções científicas brasileiras, portuguesas e da América Latina, e ainda as relações entre os museus de Portugal e do Brasil.

Consulte aqui o Guião de Candidatura às bolsas PRISC.
Mais informações e questões para o email: bolsas.ciencia@reitoria.ulisboa.pt