Estudar? Ok, mas como?

A Vivienne Rosário, estudante da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa explica-te tudo!

Após tantos anos a estudar, achamos que já dominamos os vários métodos de estudo. Contudo, há muita gente que ainda não encontrou o seu método de estudo predileto e o que potencia o nosso desempenho ao máximo.

Apesar de tudo, o teu estudo deve apelar à compreensão da matéria e não somente à memorização. O que estás a aprender será importante para o teu desempenho profissional, portanto tira o máximo proveito de toda a informação.

Nunca te esqueças de que deves procurar aquilo que funciona para ti, e não para os outros.

1. Planear

Um bom planeamento é o ponto de partida para um estudo bem sucedido. Deves começar o estudo o mais atempadamente possível, com tudo aquilo que tens de estudar listado. Deves tentar ter tempo para rever as coisas mais do que uma vez, ler a bibliografia recomendada e fazer exercícios, se for caso disso.

2. Ter um local de estudo organizado

O local onde vais estudar deve estar organizado e ter tudo aquilo que precisas ao teu alcance, para evitar que te distraias quando precisas de ir buscar algo. Deve ter uma temperatura agradável, água para te ires hidratando e silêncio, caso seja essa a tua preferência. Se gostares de estudar com música experimenta as playlists de lo-fi.

3. Retirar as distrações do cenário

As notificações sempre a dar sinal? Mete o telemóvel em modo voo ou em silêncio para não perturbar. Se quiseres, há também aplicações que te ajudam a não mexer no telemóvel, como o Forest ou a Flora.

4. Descobrir o nosso tipo de memória

Existem diversos tipos de memória quando se fala de aprendizagem: visual, auditiva e cinestésica. A memória visual, como o nome indica, refere-se às pessoas que memorizam melhor quando o conteúdo está em formato de imagem - gráficos, esquemas, diagramas, mapas mentais, etc. Utilizar cores pode ajudar-te a memorizar melhor. A memória auditiva precisa de silêncio no momento do estudo, pois os outros sons podem ser distratores. Gravar enquanto explicam a matéria é uma ótima opção para este tipo de estudantes. Por último, quem aprende melhor com a memória cinestésica deve optar por exercícios e aprender em movimento, através de role-plays, por exemplo.

5. Estudar ativamente

Não basta ler e sublinhar, deves resumir, fazer esquemas, responder a questões, envolver-te no estudo e não seres um agente passivo. Faz os teus próprios materiais de estudo.

6. Pedir apontamentos a colegas que já tenham feito a cadeira

Pedir os apontamentos não deve ser uma desculpa para não fazeres os teus próprios apontamentos: deves utilizá-los como um complemento, para tornares os teus apontamentos mais completos e para veres o que te podes estar a esquecer.

Se os/as teus colegas tiverem exames ou exercícios de outros anos, é um ponto extra a teu favor.

7. Grupos de estudo (ao longo do semestre)

Não é para todos/as, mas os grupos de estudo podem trazer-te inúmeras vantagens, como a troca e discussão de ideias, bem como esclarecimento de dúvidas. Para além disso, estudar com colegas pode ter um importante papel na motivação, visto que estabelecem objetivos grupais e não estás sozinho/a no estudo.

8. Descansar

O sono desempenha um papel muito importante na consolidação da informação. Não vai valer a pena as noitadas a fio, o estudo sem pausas para desanuviar. Vais ser traído pelo teu cérebro, que ficará extremamente cansado.