Marija Vranic distinguida com o IUPAP Young Scientist Prize in Plasma Physics 2022

Marija Vranic distinguida com o IUPAP Young Scientist Prize in Plasma Physics 2022

Pela primeira vez a IUPAP Young Scientist Prize in Plasma Physics atribuiu um prémio a uma investigadora afiliada numa instituição portuguesa.

A investigadora e professora do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Marija Vranic, recebeu o prémio IUPAP Young Scientist Prize in Plasma Physics 2022 atribuído pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), uma organização internacional criada em 1922 em Bruxelas, organizada e administrada pela comunidade física internacional, cuja missão assenta no apoio ao desenvolvimento mundial desta área do saber, a promoção e cooperação internacional em física e auxílio na sua aplicação para resolver problemas de interesse para a humanidade.

“Este é um reconhecimento internacional concedido a cada ano para uma variedade de áreas disciplinares em física. É uma honra ser a primeira pessoa a trabalhar em Portugal que a recebe” refere Marija Vranic. O UPAP Young Scientist Prize in Plasma Physics que prevê reconhecer as contribuições de físicos em início de carreira com menos de oito anos de experiência após o doutoramento, nunca tinha atribuído a uma pessoa afiliada a uma instituição de investigação portuguesa.

A entrega oficial do prémio terá lugar na conferência internacional a realizar pela IUPAP em Setembro de 2022.

 

Fonte: Instituto Superior Técnico

Share