Vacinação contra a gripe

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) terá este ano 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe para dar gratuitamente a idosos, pessoas em lares ou instituições e para alguns doentes crónicos.

Numa nota emitida esta quarta-feira, 2 de outubro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que as vacinas que estarão disponíveis este ano em Portugal são, pela primeira vez, tetravalentes, funcionando para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B).

De acordo com a DGS, espera-se que estas vacinas tenham maior abrangência em relação às vacinas trivalentes anteriormente utilizadas.

O comunicado esclarece a vacinação contra a gripe vai decorrer a partir de 14 de outubro, e que, no SNS, a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

É recomendada a vacinação aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, devido a uma maior probabilidade de exposição e de transmissão da gripe a pessoas com maior risco de complicações.

As vacinas estarão também disponíveis nas farmácias comunitárias, mediante receita médica, que terá uma validade até 31 de dezembro.

A gripe é uma doença contagiosa e, habitualmente, cura espontaneamente. No entanto, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo evitar complicações mais graves.

A DGS recomenda, ainda, que a vacina contra a gripe seja administrada, preferencialmente, até ao final do ano.

Para saber mais, consulte:

DGS > Comunicado

In SNS

Share