Passar para o conteúdo principal

Imagem ilustrativa de  2.º Encontro de Saúde Mental e Bem-Estar na Universidade de Lisboa
Saúde e Bem-estar

2.º Encontro de Saúde Mental e Bem-Estar na Universidade de Lisboa

4 Novembro 2025
A Universidade de Lisboa organiza o 2.º Encontro de Saúde Mental e Bem-Estar na ULisboa, no dia 13 de novembro de 2025, com início às 9h30, no Salão Nobre da Reitoria e Átrio dos Passos Perdidos.

A Universidade de Lisboa convida toda a sua comunidade académica a participar no 2.º Encontro de Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Neste encontro vamos refletir sobre o estigma da doença mental, a importância da prevenção e debater o papel da Inteligência Artificial na sua promoção— elementos-chave para uma comunidade académica mais saudável e uma sociedade mais equilibrada.

Junta-te a nós neste evento inspirador e participa ativamente na construção de um ambiente cada vez mais saudável e resiliente na ULisboa!
 

PROGRAMA:

9:30 – 9:45: Receção de Participantes.

9:45 – 10:00: Abertura Exmº Sr. Vice Reitor Professor Doutor Luís Castro.

10:00 – 10:45: Apresentação da evolução do Projeto Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar. Exmª Srª Pro Reitora Professora Doutora Maria José Chambel e Coordenadora do Núcleo de Saúde e Bem-Estar, Drª Ana Barros.

10:45 – 11:30: Salud Mental y Desinformación: combatiendo mitos, Maria de La Paz Garcia Vera, Universidade Complutense de Madrid.

11:30 – 11:45:  Coffee Break

12:00 – 12:45: Os Desafios da IA para a Saúde Mental – Telmo Mourinho Baptista. Faculdade de Psicologia, ULisboa.

12:45 – 14:00: Almoço livre

14:00 – 14:30: Experimentar ações de Bem-Estar no Átrio dos Passos Perdidos:

Arte e Bem-Estar. Odete Palaré, Francisca Tavares e Matilde Gonçalves - FBA
Dança das Emoções e Active Yoga. Joana Cruz e Dina Figueira - EUL
Meditar: Aqui e Agora. João Castro - MindfulnessPT
Nutrição e Alimentação: Desmistificar com Ciência. Laboratório de Nutrição – FM
14:30 – 15:30: Mesa Redonda: Promoção da Saúde Mental na Universidade de Lisboa representantes da direção de quatro escolas.

15:30 – 16:30: Mesa Redonda: Testemunhos da vida real: vivências de alterações na sua saúde mental: A importância da saúde mental no trabalho: impacto, desafios e soluções

16:30: Encerramento 
 

Entrada livre, sujeita a Inscrição.

Nota: Este é um evento oficial da ULisboa no qual podem ser efetuados registos fotográficos e videográficos para efeitos de comunicação institucional da ULisboa nos seus vários meios.

 

 

Outras Notícias

Bem-vindo à ULisboa 2026/27
28 Julho 2026
Bem-vindo à ULisboa 2026/27
ULisboa investe mais de 20 milhões de euros para criar uma das maiores infraestruturas digitais para ciência e inovação
24 Julho 2026
ULisboa investe mais de 20 milhões de euros para criar uma das maiores infraestruturas digitais para ciência e inovação
Welcome Day 2026 - Bem-vindo à Universidade de Lisboa!
16 Julho 2026
Welcome Day 2026 - Bem-vindo à Universidade de Lisboa!