DGS: Covid-19 | Atividade física em isolamento

Recomendações da DGS para se manter fisicamente ativo em isolamento social.

"O Governo aprovou dia 12 de março de 2020 um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus (SARS-CoV-2), agente causador da doença por coronavírus (Covid-19).

As medidas aprovadas contemplam as que visam promover o aumento de possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático (sem sintomas nem diagnóstico de doença aguda).

Reduzir substancialmente a sua atividade física e/ou aumentar o seu comportamento sedentário pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Assim, se estiver em situação de isolamento social profilático, deverá seguir algumas recomendações para se manter ativo enquanto permanece no seu domicílio.

Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física, recomenda que:

• Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado);
  • Levante-se ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel;
  • Levante-se ou ande pela casa durante os intervalos publicitários televisivos;
  • Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar;
  • Sempre que possível, trabalhe ao computador/tablet alternando as posições de sentado e de pé.
  • Torne o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso: ler, jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, são sempre atividades com estímulo cognitivo importante.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

Assim, para manter a sua aptidão cardiovascular, tente andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar.

Para manter a sua força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios na sua casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo.

Ainda, algumas atividades lúdicas com as crianças podem ser pensadas para permitir a expressão física, nomeadamente:

• Jogos tradicionais, como a macaca,
  • Jogo do elástico ou saltar à corda;
  • Dança;
  • Videojogos ativos;