Final do Ano Letivo: sentes ansiedade?

O final de um ano letivo pode ser uma fase stressante. Apresentações orais, expetativas de notas, vésperas de exames... podem originar nervosismo, medo, apreensão ou preocupação excessiva. E se esta reação tomar proporções mais intensas, pode ser considerada patológica.

O Centro Médico da ULisboa, localizado no Estádio Universitário, apresenta-te algumas dicas para que, se te sentires mais nervoso(a) ou ansioso(a), coloques em prática. Contudo, se achares que não é suficiente, estamos de portas abertas para te receber. A comunidade da ULisboa dispõe de preços especiais

ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS / DICAS

  • Não descures a alimentação. Comer de forma saudável em qualidade e quantidade é essencial para a saúde.
  • Pratica exercício físico regularmente. A investigação sugere que o exercício aeróbico está relacionado com a diminuição dos níveis de depressão.
  • Procura dormir no mínimo 7 a 8 horas de sono diárias. O sono tem um papel reparador fundamental para o organismo.
  • Evita passar muito tempo em casa sem tarefas para desempenhar. Pelo contrário, envolve-te em projetos na faculdade ou na comunidade, planeia atividades com amigos ou faz voluntariado.
  • Dedica-te mais aos outros, sejam familiares, amigos, desconhecidos ou mesmo animais. Ajudar o próximo vai fazê-lo sentir-se melhor. Envolve-te em atividades e tarefas que produzam resultados. Mesmo em casa, pensa nas inúmeras tarefas que a podem melhorar e dedique-se a elas. Pode mudar a disposição do seu quarto, dedicar-se à plantação de ervas aromáticas ou cozinhar uma refeição mais elaborada. 

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Será que o que sinto é ansiedade?

 

 

 

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